Município de Barra do Piraí

"A Pérola do Vale"

HISTÓRIA

Os primeiros habitantes conhecidos da região do atual município de Barra do Piraí foram os índios xumetos, pitas e araris, também chamados de coroados[6] . Durante o ciclo do ouro em Minas Gerais e Goiás, no século XVIII, diversas trilhas de tropas de mulas cruzaram a região do atual município, levando ouro para o litoral e mantimentos para as minas[6] .

O povoamento de origem portuguesa de Barra do Piraí teve início em terras de sesmarias doadas em 1761 e 1765 a Antônio Pinto de Miranda e Francisco Pernes Lisboa. Com área de uma légua em quadra, ficavam situadas nas margens direita e esquerda do rio Piraí, em sua confluência com o Paraíba do Sul. Os primeiros colonizadores foram membros das famílias Faro e Pereira da Silva. Grandes senhores de escravos, dedicaram-se à agricultura e, em pouco tempo, dominaram a região cafeeira, serra acima.

Em 1853, as primitivas sesmarias ficaram interligadas pela ponte que o comendador Gonçalves Morais mandara construir. Perto dela, levantou-se o Hotel Piraí e, mais tarde, novas edificações. A esse tempo, na margem oposta do Paraíba, os comendadores João Pereira da Silva e José Pereira de Faro, futuro barão do Rio Bonito, ergueram o pequeno povoado de Santana.

O rápido desenvolvimento do lugar, onde se realizavam grandes transações comerciais, propiciou a inauguração de uma estação da Estrada de Ferro Central do Brasil a 7 de agosto de 1864. Em seguida, iniciou-se a construção dos ramais mineiro e paulista.

Barra do Piraí foi a primeira cidade emancipada no regime republicano. Sua emancipação deu-se em 10 de março de 1890 e seu emancipador foi José Pereira de Faro, o terceiro Barão do Rio Bonito.

Barra do Piraí  localiza-se a uma latitude 22º28'12" sul e a uma longitude 43º49'32" oeste, estando a uma altitude de 363 metros. Sua população, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 94 778 habitantes.

 

Aniversário 10 de março

Fundação 10 de março de 1890 (126 anos)

Gentílico barrense

Padroeiro(a) Nossa Senhora de Santana

CEP 27110-000 até 27113-400

Mesorregião Sul Fluminense IBGE/2008[1]

Microrregião Barra do Piraí IBGE/2008[1]

Municípios limítrofes Piraí ao Sul; Valença ao Norte; Vassouras e Mendes a Leste; Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral a Oeste

Distância até a capital 100 km

Endereço:

Rua Gov. Portela, 25 - 1º andar - Centro

Barra do Piraí - Rio de Janeiro

Telefone:

(24) 2447-3000

Assine a nossa newsletter

Receba notícias da ACEBP

© 2016 . Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Sálvio Bhering

Submitting Form...

Submission error.

Form received.