Notícias

Clique no título e leia a matéria

  • Procon reabre em Barra do Piraí

    Após ficar inativo por cerca de três meses na cidade, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) voltou a funcionar em Barra do Piraí no mesmo endereço na Travessa Assunção (próximo à Prefeitura).

    De acordo com o secretário de Governo, Flávio de Andrade Camerano, a demora em reabrir o órgão se deu por conta de problemas internos. Os nomes, que faziam parte do setor, tiveram que deixar o local e, por conta disso, novas pessoas foram recrutadas e, após passarem por cursos de capacitação, puderam começar o trabalho.

    Camerano ainda relembrou que a demora em reabrir o Procon se deu também devido à crise enfrentada no início do governo, com enxugamento da máquina pública. “Agora, vamos levantar as demandas que ficaram para trás; os processos abertos. Acreditamos que, de 30 a 40 dias, terão feito esses levantamentos, quantas pessoas eram assistidas ao mês e como proceder”, disse, acrescentando que, para o melhor funcionamento do Procon, maquinários foram recuperados e outros novos inseridos no órgão.

    Para quem for procurar o atendimento público na unidade do Procon em Barra do Piraí, é bom saber que ela funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h.

  • Seguem trabalhos para recuperação da Santa Casa

    A Prefeitura continua realizando uma série de serviços emergenciais no hospital Casa de Caridade Santa Rita (Santa Casa) e em abril conseguiu reabrir mais três leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com isso, voltam a funcionar os sete leitos.

    Também em abril, foi feita limpeza total (esterilização) do Pólo de Emergência Municipal e da Santa Casa. Esse tipo de trabalho, a partir de agora, será rotineiro, pois o hospital é um ambiente que deve estar sempre limpo, livre de quaisquer sujeiras, bactérias etc.

    Foi  retirados também entulho e lixo acumulado em várias partes do hospital. Esse material estava em áreas dentro e fora do prédio.

    Outro trabalho importante realizado foi a dedetização do hospital. Isso impede a proliferação de insetos e até de caramujos estavam aparecendo no gramado do hospital.

    Obras no telhado  estão em andamento para dar fim a goteiras e infiltrações no prédio. Depois, o site da Prefeitura divulgou que será feita a pintura e revitalização dos andares e alas da Santa Casa.

    Por fim, as caixas d’água foram limpas e aparentemente, este tipo de limpeza parecia não ter sido realizado por longo período.

    Há alguns anos a TV Rio Sul realizou uma pesquisa em todas as cidades de nossa região para saber quais seriam as prioridades que a população queria ver resolvidas em suas cidades. Em Barra do Piraí, a saúde foi a questão primordial apontada. Nesse contexto, é de suma importância manter em boas condições de funcionamento o hospital da Santa Casa.

  • Vargem Alegre poderá ter um novo hospital implantado no distrito

    O distrito de Vargem Alegre poderá ganhar novamente um hospital. Foi o resultado de uma reunião onde o prefeito Mario Esteves e o vice João Camerano receberam, no dia 19 de abril, o presidente da Cruz Vermelha de Barra do Piraí, José Alencar Leme, e o secretário geral, José Luiz Parrini, para conversarem a respeito do projeto de implantação de um hospital especializado em cuidados prolongados no distrito de Vargem Alegre. O chefe do Executivo assumiu o compromisso de contribuir para a construção da unidade, principalmente com articulações no Congresso Nacional. Outras lideranças vinculadas ao projeto também participaram do encontro, que foi intermediado pelo secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Wagner Bastos Aiex.

    Segundo o técnico do Sistema Único de Saúde (SUS), Ricardo Esperança, o hospital de Vargem Alegre deverá ser construído na área do antigo hospital psiquiátrico, hoje desativado. A previsão para o início das atividades é julho de 2019. “A verba para a implantação da unidade é do Ministério da Saúde. Mas a colaboração do governo municipal é importante. O prefeito pode ajudar nos trâmites em Brasília”, disse.

    João Camerano, que, além de médico, é consultor de Saúde do município, vê com muito bons olhos a iniciativa. “Tudo que vem para somar no sentido de cuidar da vida é bastante valioso. Um hospital em Vargem Alegre servirá, entre muitas coisas, para atender à população dos distritos próximos, como Dorândia, Califórnia e São José do Turvo. Vai permitir que as pessoas recebam assistência com mais agilidade, e também que não precisem se deslocar até o Centro, no caso de cuidados prolongados, que será a especialidade do hospital. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para que tudo corra bem”, afirmou.

    Mario Esteves garantiu total apoio ao projeto. “Me mandem o projeto que vou para Brasília, andar com ele debaixo do braço, passando de gabinete em gabinete. Será um ganho não só para Barra do Piraí, mas para toda a região e o estado do Rio. As parcerias com as instâncias governamentais serão fundamentais, em especial com a União, uma vez que, como sabemos, o estado está falido. Deputados federais e senadores do Rio de Janeiro precisam ser sensibilizados para a importância do projeto. Um hospital em Vargem Alegre vai, certamente, salvar vidas”, finalizou.

    SOBRE O ANTIGO HOSPITAL

    DE VARGEM ALEGRE:

    O Hospital Colônia Estadual de Vargem Alegre foi desativado nos anos 1990 e era especializado no tratamento de pacientes com problemas psiquiátricos. A área desde então está esquecida e foi até cogitado para ela a implantação de um condomínio de empresas mas o projeto não chegou a ser posto em prática.

  • Pesquisa mostrou vantagens de se empreender depois dos 50

    A revista Inc. ouviu mais de 30 empreendedores que começaram os seus negócios com idades entre 50 e 70 anos. Com isso, a publicação listou algumas vantagens que os empreendedores com mais de 50 anos têm.

    O fato é que, com o constante aumento na expectativa de vida das pessoas, cada vez mais, aqueles que estão acima dos 50 anos precisam estar ativos no mercado. Muitos já estão cogitando isso e levando fé no velho ditado: “Nunca é tarde para perseguir os seus sonhos”.

    Veja aqui algumas vantagens de se empreender depois dos 50 anos:

    - MAIS PROPENSOS A ASSUMIR RISCOS: A pesquisa indicou que os empreendedores com mais de 50 anos se preocupam menos com a segurança financeira de suas famílias por elas já estarem melhor estruturadas. Isso os permite arriscar mais, principalmente quando eles se encontram numa situação de desemprego.

    - AMBIÇÃO NUNCA DIMINUI:

    Quando o assunto é ambição, a idade não passa de um número. Mesmo pessoas com situações financeiras confortáveis sentem a necessidade de trabalhar e empreender. Seus negócios servem para sua diversão, para complementar a sua aposentadoria ou até para se manter ativos.

    - EXPERIÊNCIA SUPERA TUDO:

    A grande vantagem de ter completado mais de meio século é a experiência adquirida no trajeto. A pesquisa mostrou que os empreendedores utilizam todo o conhecimento acumulado em suas ideia de negócio.

    - IDADE TRAZ RESPEITO:

    Os empreendedores disseram que a sua idade não se apresenta como uma desvantagem na hora de negociar. Na verdade, a pesquisa indica que eles contam com mais simpatia e respeito dos seus parceiros de negócios.

    - VALORIZAM OS JOVENS:

    Criados em um período diferente e com menos tecnologias do que atualmente, as pessoas com mais de 50 anos conhecem sua limitações. Eles valorizam (e contam) muito com a ajuda de pessoas mais jovens.

    - CONHECEM O MERCADO

    DE PESSOAS MAIS IDOSAS:

    O mercado de pessoas com mais de 50 anos promete esquentar. E quem melhor para atender as necessidades desse público alvo do que um empreendedor que esteja na mesma faixa etária?

  • Situação financeira das indústrias do Sul Fluminense é a pior dos últimos 11 anos

    No dia 11 de maio, o sistema Firjan divulgou o estudo Sondagem Industrial que ela realiza periodicamente e, a pesquisa revelou a insatisfação dos industriais do Sul Fluminense em relação às condições financeiras de suas empresas. O indicador de situação financeira (que também fala sobre a situação de Barra do Piraí) atingiu 27,5 pontos, com redução da margem de lucro (23,3 pontos) e piora do acesso ao crédito (23,7 pontos) no primeiro trimestre do ano. Esses são os piores resultados da série histórica da pesquisa, iniciada há 11 anos. A Sondagem Industrial varia de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução e acima de 50 representam melhora ou aumento.

    A pesquisa também apontou que em março o indicador de volume de produção atingiu 41,7 pontos na região. A baixa atividade provocou a redução do número de empregados, com o indicador registrando 35,8 pontos. Com isso, as empresas supriram a demanda por seus produtos através da redução do nível de estoques. Em relação às expectativas para os próximos seis meses, os empresários continuam pessimistas. Diante da expectativa de retração da demanda por produtos industriais e estabilidade na exportação, eles esperam queda na compra de matéria-prima e no número de empregados.

    Para contribuir com a melhoria do ambiente de negócios e a retomada do crescimento econômico do estado e do país, o Sistema FIRJAN destaca que está sendo finalizada a nova edição do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro. O documento, elaborado pelos empresários industriais, apresenta, ainda no mês de maio, propostas para questões estruturais, como infraestrutura, mercado de trabalho e sistema tributário.

    Participaram da Sondagem Industrial empresas dos 17 municípios atendidos pela Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Sul Fluminense: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Mendes, Paraty, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

  • Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio

    Ninguém duvida que a internet revolucionou a busca pelo emprego. O uso de sites especializados e redes sociais para compartilhamento de vagas e divulgação de processos seletivos facilitou a vida de candidatos e empresas. Um levantamento feito pela Companhia de Estágios, consultoria especializada em programas de estágio e trainee no Brasil, revelou que mais de 30% dos jovens que conquistaram uma oportunidade de estágio recentemente, o fizeram através de sites ou redes sociais.

    Essa tendência não é novidade, há tempos os tradicionais anúncios de jornal foram substituídos pelos posts, tanto para quem procura uma vaga, quanto para empresas que precisam preencher postos de trabalho. Entre os estudantes, essa característica é ainda mais dominante: a pesquisa que contou com mais de 1.700 jovens de todo território nacional demonstrou que a principal ferramenta para busca de emprego é o Facebook. A rede mais popular do mundo está à frente até mesmo de sites especializados como o LinkedIn na hora de procurar vagas. E a razão pela qual 35% dos participantes afirmaram utilizar a rede de Mark Zuckerberg também para fins profissionais é, sobretudo, a praticidade.

    Os brasileiros simplesmente amam redes sociais, desde os tempos de Orkut, esses sites para relacionamento e círculos de amizade fazem sucesso considerável por aqui. E a rede que popularizou termos como “curtir” e “compartilhar” conquistou a preferência dos usuários locais: o último levantamento do próprio Facebook apontou que 45% dos brasileiros acessam a rede frequentemente e mais de 2 milhões de empresas utilizam a plataforma de anúncios para prestação de serviços, venda de produtos e também anúncio de oportunidades de trabalho. Atualmente, não basta ter um site, para conseguir alcançar seu público, a empresa também tem que ter presença nas redes sociais. Da mesma forma, as empresas utilizam cada vez mais a análise do perfil do candidato nesses sites, como critério de seleção e de verificação de informações.

    O engajamento dos usuários é outro ponto que faz dessa ferramenta uma forte aliada para os recrutadores: “O envolvimento dos usuários é muito grande, ainda mais em tempos de crise, como a que o país atravessa. Esse tipo de post é visto como uma prestação de serviço à comunidade, sendo amplamente compartilhado na rede por milhares de usuários. Essa colaboração aumenta o alcance da publicação e impacta exatamente quem precisa”.  – explica o diretor da consultoria de uma empresa.

    Juntos, Facebook e LinkedIn somam 68% das redes sociais utilizadas pelos entrevistados para procura de vagas de estágio, e a vantagem do Facebook em relação à maior rede especializada em contatos profissionais, especialmente entre os jovens, se deve por razões comportamentais: Normalmente o jovem que busca estágio ainda não tem seu perfil profissional claramente definido ou suficientemente atraente a ponto de ser competitivo em uma rede de negócios. Além disso, o uso do Facebook para interação pessoal é mais atraente e até mesmo mais amigável para o jovem. Dessa forma é natural que, passando mais tempo conectado, aumentem as chances de que algum relacionamento profissional também surja nessa rede.

    INDICAÇÃO: Quem precisou enfrentar um processo seletivo, ou tentou conquistar uma vaga da maneira tradicional, de porta em porta, com certeza já ouviu a velha expressão “Q.I.”. Esse termo utilizado para denominar aquele que conseguiu uma oportunidade graças à um contato pessoal, ou à indicação de um conhecido às vezes irrita muitos candidatos que estão na fila do emprego. E por mais que o mercado esteja passando por transformações, a tal “indicação” também marcou presença na pesquisa de carreira e mercado realizada pela empresa Consultoria: 24% dos entrevistados que conseguiram uma vaga de estágio afirmaram que o fizeram graças à indicação de terceiros.

    ALTERNATIVA: Para fugir do “quem indica” a solução mais adequada é buscar ajuda profissional. Na frente do tal “Q.I.” apenas sites de recrutamento tiveram um percentual superior, em relação à conquista de uma vaga de estágio. Mais de 26% dos entrevistados conseguiram uma oportunidade de trabalho graças ao auxílio de consultorias especializadas.

    Metade desses jovens afirmam possuir cadastro em, pelo menos, 5 sites de seleção de vagas e apenas 1% deles não fazem uso desse tipo de recurso. Isso significa que o meio mais eficaz de conseguir uma vaga de estágio é através de sites especializados, de acordo com a pesquisa. A grande vantagem é que essas ferramentas normalmente são gratuitas para os candidatos, e toda intermediação entre candidato e empresa é feita por recrutadores especializados, com sistemas aprimorados de seleção. Além de reduzir o tempo de procura e a necessidade de deslocamento, a ajuda profissional aumenta as chances de sucesso, uma vez que a escolha do candidato mais adequado é a principal preocupação dos processos realizados por essas empresas.

    Outro motivo pelo qual o jovem deve aproveitar ao máximo esse tipo de recurso é o volume e diversidade das vagas: Grandes empresas utilizam consultorias para boa parte de seus processos. Isso faz com que em um único site o candidato tenha acesso a vagas para diversas áreas e em várias empresas.  Logo, o candidato que faz uso desse recurso pode conseguir uma vaga mais rapidamente.

  • Características de empreendedores bem-sucedidos

    A busca pelo sucesso e pela felicidade é algo inerente ao ser humano e o trabalho e os empreendimentos e planos que alguém faz em sua vida é também fator que constitui essa chamada “felicidade”.

    Em matéria da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, foi publicada uma relação de características que são comuns a empreendedores, profissionais e pessoas bem-sucedidas num sentido mais amplo da expressão, ou seja, felizes com o que fazem mas também em paz com suas vidas e vivendo de forma equilibrada.

     

    Abaixo, algumas características comuns às jornadas de empreendedores, profissionais e pessoas bem-sucedidas citadas pela matéria:

    1. Conexão: elas têm prazer em conectar-se com as pessoas e também em promover conexões entre elas.

    2. Coaching: elas ocupam parte de seu tempo disseminando conhecimento e ajudando pessoas e causas com a sua experiência.

    3. Transformação: não se dedicam a conquistar benefícios pessoais, e sim à transformar positivamente as pessoas e a sociedade.

    4. Impacto social: querem deixar um legado à sociedade, cedendo parte de seu tempo, ou até mesmo recursos, para promover melhorias na vida das pessoas.

    5. Crescimento: não são pessoas arrogantes. Querem sempre crescer, aprender e tornar-se pessoas melhores, independentemente de sua experiência e idade (a idade não é relevante para eles). São interessados na história e opinião dos outros, escutando-as e agregando esse conhecimento para seu desenvolvimento pessoal.

    E, por fim, não são pessoas que estão nesse mundo a passeio. Para eles, cada dia é uma jornada grandiosa - independentemente da grandiosidade de seus atos, vidas ou carreiras.

  • Características de empreendedores bem-sucedidos2

Endereço:

Rua Gov. Portela, 25 - 1º andar - Centro

Barra do Piraí - Rio de Janeiro

Telefone:

(24) 2447-3000

Assine a nossa newsletter

Receba notícias da ACEBP

© 2016 . Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Sálvio Bhering

Submitting Form...

Submission error.

Form received.